Estudo de capitalização
Evolução Histórica ( pág. 11 )
Capitalização é uma combinação de economia programada com aplicação única ou mensal, vinculada à participação em sorteios
Sua concepção inicial é atribuída a Paul Viget, diretor de uma cooperativa de mineiros da França. Em 1850
No Brasil a primeira sociedade de capitalização foi a Sulacap, fundada em 1929, mas a oficialização foi dada em 1932.
# Capitulo 1
Classificação das sociedades ( pág. 12 )
As sociedades hoje são classificadas em duas categorias de acordo com o público alvo de seus produtos: Sociedades ligadas a conglomerados financeiros e as independentes.
Conglomerados financeiros: Companhias que estão concentradas diretamente nos seus próprio clientes. Em geral pertencem a uma holding que é liderada por um banco. Ex: Branco Bradesco, banco brasil... O público deles são os clientes da agência.
Independentes: São aquelas que não disporem de balcão de distribuição bancário próprio. E utilizam como canal de distribuição casas lotéricas, agências de correio, corretores de seguros. Em geral também pertencem a uma holding, mas não de origem ligada a um banco.
Divisão das modalidades
Ao longo dos anos, os títulos de capitalização acabaram por se dividir em modalidades diversas, atendendo a focos diferente de mercado. Foram divididos em quatro modalidades:
* Tradicional; Pic itaú
* Compra-Programada; Compra de bem. Ex: fiat
* Popular; Hipercap
* Incentivo; Usadas em lojas. Ex; Shopping
Esta divisão permite um melhor controle do Estado, já que a legislação em vigor estabelece regras específicas para cada uma delas.
A capitalização no contexto econômico do país ( pág. 13 )
*A capitalização não integra o Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP).
Não pode ser comercializado por uma seguradora. Os títulos podem ser comercializados apenas por Sociedades de capitalização.
No entanto por força do Decreto-Lei 261, de 28/02/67, que criou o Sistema Nacional de Capitalização