Projeto água das chuvas
ROTARY CLUB PATO BRANCO – SUL
[pic]
PREFEITURA MUNICIPAL DE PATO BRANCO
1. Caracterização do Problema
A água é um recurso natural fundamental à sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra. Em especial, os recursos de água doce, constituem um componente essencial da hidrosfera e parte indispensável de todos os ecossistemas terrestres (BRASIL, 2002). Apesar da sua reconhecida importância, a água doce está cada vez mais ameaçada, tanto em sua quantidade quanto em sua qualidade, e o problema da escassez já é uma realidade:
A Organização Panamericana de Saúde (OPS, 2000) alerta que a água, além de estar escassa, está se convertendo em um elemento que não pode ser utilizado para a maioria dos usos humanos e para ativar o processo da vida, devido a seus níveis de contaminação.
Segundo o Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos no Mundo, divulgado no México em 2006, cerca de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso adequado à água potável. Ainda, este mesmo relatório aponta que, a má condição da água é fator chave para problemas de subsistência e saúde globais.
As previsões da Unesco são de que, 1,8 bilhão de pessoas pode enfrentar escassez crítica de água em 2025, e dois terços da população mundial podem ser afetados pelo problema no mesmo ano (MARENGO, 2008).
Diante deste cenário, a humanidade tem um grande desafio para o séc. XXI: o cuidado com a água, com as pessoas e com o ambiente como um todo.
Ações e práticas alternativas de conservação da água se fazem urgentes para mudar este quadro. Entre elas, a mudança nos padrões de consumo e a conscientização da população para adoção de novas atitudes e comportamentos que evitam o desperdício e a contaminação da água; o desenvolvimento de tecnologias de produção mais limpas; a prática do reúso ou o reaproveitamento de águas residuárias e a captação da água da chuva para usos menos nobres.