Projeto de reutilização da água da chuva
Para conseguirmos fazer o reuso da água que cai da chuva, é preciso fazer a instalação de um sistema de calhas no telhado, direcionadas à um tanque ou uma cisterna que farão a armazenagem. Junto a esse local de armazenagem, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas e uma bomba para levar o líquido a uma caixa d'água elevada e separada da caixa de água potável.
Mesmo que não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água da chuva tem outras utilidades numa residência, por exemplo, lavar calçadas, carros, regar plantas, além, também, de poder ser utilizada para lavar roupas e na descarga do banheiro. Mas, para isso, é preciso fazer um novo sistema, paralelo ao da água potável.
Diante das vantagens de se reutilizar a água da chuva podemos identificar a redução no consumo de água potável, redução de enchentes, alagamentos e ainda evita um possível racionamento de água.
Com o uso desse sistema, famílias e empresas que possuem um sistema de captação de água da chuva, também tendem a divulgar os bons resultados, consequentemente fazendo com que outras famílias e empresas façam uso desse tipo de sistema, propiciando maior conhecimento e aumentando a utilização do reuso de água de chuva.
Projeto Piloto
A chuva que será coletada é independente de qualquer sistema centralizado e, desta forma, estará sendo promovido a autossuficiência e contribuindo para incentivar uma maior valorização por este precioso e essencial recurso.
A coleta de água da chuva também contribui para minimizar a erosão local e enchentes causadas pelo escorrimento superficial em superfícies impermeabilizadas como pátios e telhados, pois parte desta água coletada é armazenada.
O reaproveitamento ou reuso da água é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim.
A água de reuso é imprópria para o consumo, mas pode ser utilizada com diversos propósitos, como, por exemplo, geração de