Desenvolvimento humano
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta.
O Desenvolvimento Humano
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida. Esse estudo é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. O desenvolvimento humano é entendido como cientifico, dado que se estudam as mudanças que ocorrem no ser humano ao longo da sua vida e neste campo, inclui-se a adolescência, o desenvolvimento da fase adulta e o envelhecimento, bem como aspectos de toda a vida, passando pelas habilidades motoras, desenvolvimento cognitivo, resolução de problemas, moral, entendimento. Compreensão, aquisição social, desenvolvimento emocional, bem como a formação identitária.
A Importância do Desenvolvimento Humano
O desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.
Fatores que Influenciam o Desenvolvimento Humano
• Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra. • Crescimento orgânico –