Caso Clinico
Em um futuro próximo, o mapeamento do genoma humano permitirá a completa elucidação dos mecanismos de estabelecimento das doenças. A medicina será mais preventiva, os diagnósticos mais precisos e as terapias mais especificas efetivas, integradas ao aconselhamento genético. Atualmente pesquisadores utilizam de engenharia genética para produção de vacina comestível: batata com gene de E. coli enterotoxigênica (gene da enterotoxina B termolábil) ou maça com proteína antigenia do vírus HRSV (human respiratory syncytial vírus). No mercado já podemos encontrar comumente produtos transgênicos. Será queno futuro as vacinas serão adquiridas na feira?
Questões:
Identifica tipos de vacina
R: As vacinas são usadas para a prevenção de doenças, uma vez que estimulam a criação de anticorpos contra agentes infecciosos.
Assim, existem alguns tipos de vacinas:
- vacinas vivas atenuadas: Microrganismos tirados de indivíduos infectados, que são atenuados em passagens sucessivas de meios celulares, diminuindo seu poder infeccioso (isso não o impede de se multiplicar, apenas ajuda o organismo a buscar uma resposta contra ele. Exemplos: vacinas contra tuberculose, febre amarela, varicela, sarampo.
- vacinas mortas ou inativas: Microrganismos mortos por agentes químicos, trazendo total ausência do poder infeccioso, e incapacidade de se multiplicar, mantendo características imunológicas.
Tipos de vacinas mortas ou inativas:
• Inteiras: usadas contra hepatite A, encefalite japonesa, cólera, e contra raiva.
• Fragmentadas (pequenas fracções de vírus ou bactérias):
-> sub- unitárias: vacina antigripal e contra cólera.
-> toxioide: contra tétano e difteria.
-> polissacaridicas: vacina antipneumococica de 23 serotipos.
-> conjugadas: vacina meningicocica do serogrupo C, vacina antipneumococica (7, 10 e 13 valências), vacina contra Halmophilus influenzae tipo b.
- novas vacinas: Vacinas recentemente desenvolvida a partir da Recombinação Genética;