GERH Gestao de Pessoas
O artigo escolhido apresenta uma estrutura que combina aspectos teóricos (conceitos tradicionais de RH e o novo enfoque estratégico) como aspectos práticos (aplicação deste novo enfoque do RH numa empresa do setor automobilístico paulista).
A área de Recursos Humanos passou, durante os últimos anos, por uma reestruturação e redefinição de suas responsabilidades, surgindo à utilização estratégica do RH. Assim, o objetivo principal do artigo é apresentar as ações e atividades da gestão de recursos humanos e debater o alinhamento da Gestão Estratégica de RH com o Planejamento Estratégico da organização, e também com as estratégias das outras áreas.
Com a intenção de elaborar uma comparação entre o RH tradicional e o RH estratégico, o artigo apresenta “Os conceitos tradicionais” e “O Novo Enfoque: a Gestão Estratégica de Recursos Humanos”, onde é destacado que as ações de um RH estratégico se voltam ao longo prazo, geram um impacto maior e acarretam a concentração dos esforços para determinados fatores e metas. Além disso, como também citado por Ivancevich, a GERH possibilita vantagens competitivas para a organização, desde que haja mudanças na forma de realização das tarefas, tais como: contratações seletivas (pessoas certas nos cargos certos), análise e descrição clara do cargo e de suas funções e responsabilidades, valorização das pessoas e não dos cargos, elaboração de planos de carreira - capacitação do funcionário é essencial para a capacitação organizacional -, avaliação do desempenho – incentivando a inovação e geração de ideias - e sistemas de recompensas.
De acordo com o artigo, para que a área de RH se alinhe à estratégia organizacional é preciso que o processo de Planejamento Estratégico da empresa seja conhecido. Este processo, normalmente, apresenta quatro fases:
a) Declaração de missão: revisão dos propósitos e razões de existir da empresa;
b)