CAso clinico
CONHECENDO AS TÉCNICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS DESCRITAS NA LITERATURA: REFLETINDO SOBRE OS PONTOS CRITICOS
Leitura averiguativa, analítica e sínteses apresentadas à disciplina de Produção Acadêmica III, do terceiro período do Curso Enfermagem da Faculdade Dom Bosco.
Professor (a): Noemia Hepp Panke
CURITIBA
2013
1. LEITURA AVERGUATIVA:
1.1TÍTULO: Lavagem das mãos: a prática de bons hábitos diários.
1.2 REFERÊNCIA: KIRCHNER, ketlei; CORRÊA , SILVIA.S.LAVAGEM DAS MÃOS IN: a prática de bons hábitos diários. Faculdade metropolitana de Blumenau – FAMEBLU, Santa Catarina, abr.2010. Disponível em: http:// WWW.artigocientifico.com.br/uploads/artc_1274790862_19.pdf. Acesso em: 18 maio. 2013.
1.3 ASSUNTO: a importância da lavagens das mãos no controle de infecções.
2. LEITURA ANALÍTICA.
2.1. Nosso corpo contém muitas bactérias que fazem parte de nossa microbiota transitória ou resistente que consiste em microorganismos patogênicos ou não que permanece por horas e semanas (VERSIGNASSI,AXT, 2009).
2.2. A microbiota transitória é composta por microorganismos aderidos na superfície da pele, sendo principal via de transmissão as mãos, sendo mais frequente o vírus da gripe por contato com objetos contaminados.
2.3. A microbiota resistente os agentes são menos prováveis de infecção por contato estão aderidos nas camadas mais profunda da pele.
2.4. As mãos dos profissionais de saúde são causa de infecção importante de micoorganismos patogênicos, devido à má higienização das mãos.
2.5. O médico Ignaz Semmelweis em 1840 mostrou que a higienização das mãos em práticas médicas evitava infecções cruzadas em recém nascidos da época.
2.6. Joseph Lister, em 1960, aplicou técnicas de procedimentos cirúrgicos com solução de fenol e lavagens das mãos que reduziram as infecções e morte