Caso clinico
Dietética- TL2
Realizado por:
Liliana Silvestre 5110374
Priscila Jordão 5110091
Unidade Curricular: Dietética e Nutrição II
Professora: Filipa Soares
Leira, Outubro de 2012
ÍNDICE
ÍNDICE DE TABELAS
INTRODUÇÃO
Toda a mulher que pretenda engravidar irá sofrer alterações fisiológicas no seu organismo e terá de ter cuidados especiais para que a gravidez seja bem-sucedida. Para tal, é necessário que a mulher mesmo antes e depois de engravidar tenha uma alimentação saudável e adequada às suas necessidades nutricionais para evitar o risco de complicações que possam ocorrer não só, durante o parto mas também no desenvolvimento do bebé, visto que, a única fonte de nutrientes do feto é a ingestão alimentar e as reservas da mãe. Por isso, é necessário que a grávida evite consumir certos produtos alimentares que possam interferir no desenvolvimento fetal, tais como, a ingestão de bebidas alcoólicas, o consumo de tabaco, entre outros. Para cada trimestre a grávida terá as necessidades aumentadas de energia e de nutrientes, pois o feto encontra-se em desenvolvimento, sendo que deve ter em conta o consumo equilibrado de certos alimentos e nutrientes, sendo eles o ácido fólico, o ferro, os ácidos gordos essenciais e a fibra alimentar.
Estes nutrientes, nomeadamente o ácido fólico e os ácidos gordos essenciais, evitam as malformações do feto, ajudam no desenvolvimento neuronal do feto, previnem o nascimento prematuro, regulam a tensão arterial da grávida, previnem o aparecimento de anemias e são importantes na visão do bebé (acuidade visual).
A prática de atividade física é muito importante para prevenir o aumento excessivo de peso, melhorando assim a performance da grávida e o seu bem-estar psicológico.
Sendo assim, o nosso trabalho passa por analisar o quadro clínico da paciente dando algumas recomendações e suas justificações e prescrever um plano alimentar de acordo com as suas