Paper
Zilma Maia Trovão
Prof. Jannilce Pereira Caria
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Licenciatura em História (PED 0571) – Prática do módulo
23/06/2012
RESUMO
O presente trabalho aborda a influencia dos instrumentos de avaliação no processo ensino aprendizagem, fazendo uma analise da avaliação na educação, no fazer pedagógico na sala de aula e principalmente a postura do professor perante as formas de avaliação. Foi dado ênfase no professor e os instrumentos de avaliação, os fatores que podem afetar a aprendizagem e prejudicar a avaliação e os instrumentos de avaliação mais relevantes para que seja feita uma avaliação com êxito. O estudo convida a todos para discutir a forma de avaliar como parte de um processo mais amplo de discussão do fracasso, dos mecanismos que o constituem e possibilidades de reversão desse quadro caótico de práticas obsoletas de avaliar.
Palavras-chave: São três palavras que mais destacam no seu paper.
1. INTRODUÇÃO
A educação brasileira tem como grande desafio promover a aprendizagem de todos os alunos e lhes assegurar uma trajetória de sucesso. Esta trajetória só era possível se o aspecto pedagógico tido como central passar a fazer parte de uma gestão que priorize formas de pensar, sentir e atuar, para garantir a permanência do aluno na sala. E assim prepara-lo para atuar na transformação da sociedade com sabores precisos e significativos.
Nessa perspectiva torna-se fundamental a constituição de um conceito de avaliação escolar que atenda às necessidades de escolarização das camadas populares, porque são elas que mais tem sofrido como o modelo da escola atual. E, se o movimento amplo da sociedade impõe um novo tipo de escola, impõe, também, a necessidade de um novo referencial para a constituição dos processos de avaliação, e uso dos instrumentos avaliativos no processo ensino aprendizagem.
Assim o presente trabalho faz um estudo