Caso CISA Trading
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRACAO
Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais
Professor: Jose Ricardo L. Lozano
Turma: C01 Goiânia: 25 de maio de 2013.
CASO CISA TRADING
Questões:
1) Discuta as influências da política tributária no processo logístico.
Através do caso da Cisa Trading ficou claro que, a política tributária pode com certeza fazer com que o processo logístico flua de maneira mais ou menos eficiente. Os estados brasileiros, com a intenção se desenvolverem acabam concedendo regimes especiais de recolhimento do ICMS. Devido a isso, as empresas optam por se instalarem em determinados locais, mesmo sabendo que as vias de acesso não sejam muito propícias para o desenvolvimento das operações. Levando em conta que a maioria do mercado consumidor está no Sudeste do país, o custo adicional de logística não influencia a conta final a ponto de inviabilizar o negócio, ou melhor, as empresas optam por desembolsar uma quantia maior de transporte e até mesmo de armazenagem, em função dos ganhos sobre o financiamento de ICMS.
O exemplo mostrado no caso, diz que os custos com logística não ultrapassam 1% dos ganhos de financiamento do ICMS. Assim, o processo ainda é vantajoso, mesmo tendo um custo logístico mais oneroso. O giro financeiro garante os ganhos do processo dando um retorno maior para a empresa. Entretanto, algumas observações devem ser mencionadas:
- Os valores de logística e de serviços aduaneiros, como seguro e armazenagem, devem levar em consideração o valor original da carga, ou melhor o valor de venda descrito na nota, e isto poderá influenciar a planilha de estudo final, fazendo com que o custo de logística seja maior que o custo de financiamento do ICMS.
- Os valores de despesas podem variar de acordo com o porte da empresa em questão. Assim, segundo Porter (1986), a força de barganha da empresa com os fornecedores pode