Resolução 1281/10 CFC
CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1º PERÍODO
JUNIO LEONARDO DA SILVA
RESOLUÇÃO 1282/10 DO CFC: OS 6 PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Profº: Ranniel Martins - Contabilidade Introdutória.
Goiânia
2014
RESOLUÇÃO 1282/10 DO CFC:
A Resolução 1282/10 do Conselho Federal de Contabilidade, refere-se a uma atualização aos princípios já presentes na resolução n.º 750/93 a fim de adequar estes princípios de acordo com as Normas Contábeis Internacionais. Outra mudança foi a denominação de Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC), que foi alterada com a nova resolução para Princípios de contabilidade (PC), que, de forma mais simplificada já seria suficiente para seu entendimento. Atualmente os Princípios da Contabilidade (PC) estão definidos como:
I. PRINCÍPIO DA ENTIDADE
Determina que na contabilidade o patrimônio da Entidade não se mistura com o dos sócios, e da mesma maneira o patrimônio de uma empresa não se mistura com o da outra mesmo que pertençam a um mesmo grupo de empresas .Deste modo, cada entidade deve ter sua contabilidade separada.
II. PRÍNCIPIO DA CONTINUIDADE
O princípio da continuidade leva em conta que a entidade continuará suas atividades, por tanto sua contabilidade deverá ser apresentada levando em conta que a organização irá continuar em operação e que seu ativo deve ser analisado com a potencialidade que ele tem de gerar benefícios futuros para a empresa e não pelo seu valor comercial se fosse vendida no momento atual.
III. PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
A contabilidade deve reconhecer imediatamente os ativos e passivos nos registros contábeis a fim de produzir relatórios precisos que apresente informações sobre a real situação da empresa. Por exemplo o pagamento do 13º terceiro salário dos funcionários que mesmo sendo uma despesa futura deve ser registrado como uma provisão no balanço atual, ou lançamento de uma nota fiscal que não pode ser