caso Bradesco. teoria sistemica
1. Aberto, pois esta atenta ao que acontecem com os outros bancos, seus concorrentes. Isso esta explícito no texto: “Desde a fusão entre Itaú e Unibanco, a diferença que separa o novo banco do Bradesco caiu quase pela metade”.
Além disso, o Bradesco esta atento também no mercado no qual esta inserido, como afirma o texto em: “O novo mercado que estaria emergindo no Brasil seria formado, sobretudo por integrantes das classes C, De E, um perfil de cliente com o qual o Bradesco esta acostumado a lidar”.
2. A concorrência é o principal fator de influencia no banco Bradesco. Um exemplo foi a fusão dos bancos Itaú e Unibanco, a qual ameaçou a liderança do Bradesco no cenário nacional. Com isso, para que o Bradesco continuasse sendo o maior banco privado do Brasil, foi necessária varias mudanças por parte da presidência.
3. Quando Luiz Carlos Trabuco entrou na presidência do banco Bradesco teve como principal desafio fazer com que o banco reassumisse a liderança nacional, pois a união dos bancos Itaú e Unibanco tomou esse posto, assim, juntou todos os elementos que tinha para atingir o objetivo (Propósito) seu e do banco como todo.
Portanto, para que o objetivo fosse alcançado, foi necessária varias mudanças. Essas mudanças ocorrerão em quase todos os setores do banco, como a diminuição de 20 para 15 cargos no segundo escalão do banco, reuniões entre os executivos e seus subordinados, o que não acontecia nas gestões anteriores, troca de diretores de áreas, implantação de treinamento em faculdade no exterior, algo inédito no Bradesco, entre outras.
4. Strengths (forças): o Bradesco já esta espalhado em pequenos municípios e nenhum de seus maiores concorrentes ainda chegou la. Além de uma solidez financeira.
Weaknesses (fraquezas): Tradições culturais arraigada na organização. Uma estrutura de comando quase militar, o que de certa forma prejudica a empresa. Além disso, o grupo tinha se tornado menos competitivo