Ditadura do proletariado
A relação entre socialismo e democracia teria parecido
Muito clara à maioria das pessoas e a ninguém mais do que aos abalizados expoentes da Ortodoxia socialista.
Dificilmente teria ocorrido a alguém negar o direito socialista à filiação no clube democrático. Os próprios socialistas (com exceção de uns poucos grupos sindicalistas)
Afirmavam serem os únicos e verdadeiros democratas, os vendedores exclusivos da mercadoria autêntica, que jamais deveria ser confundida com a falsificação burguesa.
Os valores do socialismo acrescentando-lhes os valores da democracia, mas eles possuíam também uma teoria que os convencia que os dois estavam indissoluvelmente ligados, o controle privado dos meios de produção constitui a base da capacidade dos capitalistas de explorar o trabalho e de impor os ditames de seus interesses de classe sobre a administração dos negócios públicos da comunidade.
O socialismo pode ser o próprio ideal de democracia.
A revolução não precisa ser uma tentativa da minoria de impor sua vontade sobre os recalcitrantes. Pode significar apenas a remoção das obstruções levantadas contra os desejos do povo por instituições cediças, controladas por grupos interessados em sua preservação.
As palavras de MARX no Manifesto Comunista, onde ele fala em
Assumir "gradualmente" as funções da burguesia e no desaparecimento das distinções de classe "no curso da evolução",
A ditadura x Proletariado
Controle privado dos meios de produção
Instrumento da revolução proletária.
A ditadura do proletariado, domínio do proletariado sobre a burguesia.
A ditadura do proletariado é o instrumento da revolução proletária, o seu órgão, o seu ponto de apoio mais importante, criado com o, fim, em primeiro lugar,
De esmagar a resistência dos exploradores derrubados e consolidar as conquistas da revolução a vitória completa do socialismo.
Capitalismos, poder político / poder econômico.
Controle privado, Capitalistas que usam seu poder