02 KAUTSKY A Ditadura Do Proletariado
1 of 12
https://www.marxists.org/portugues/kautsky/1918/mes/ditadura.htm
MIA > Biblioteca > Kautsky > Novidades
A Ditadura do Proletariado
Karl Kautsky
1918
Fonte: Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. Do livro: Ishay, Micheline R. (org.). Direitos
Humanos: Uma Antologia – SP Edusp, 2006 p. 533 a 545.
Tradução: Tradução conforme a edição de Karl Kautsky, A Ditadura do Proletariado, trad. De
Eduardo Sucupira Filho, São Paulo, Liv. Ed. Ciências Humanas, 1979.
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo.
O Problema
Pela primeira vez na história mundial, a Revolução russa permitiu a um partido socialista tomar a direção de um grande país. É acontecimento muito mais relevante do que a tomada do poder pelo proletariado parisiense, em março de
1871. Entretanto, num aspecto importante, a Comuna de Paris sobrepujou a
República soviética: a Comuna foi obra de todo o proletariado; todas as correntes socialistas dela participaram, nenhuma foi excluída nem se omitiu.
Ao contrário, o partido socialista que está hoje no poder, na Rússia, tomou-o lutando contra outros partidos socialistas. Ele exerce seu poder com a exclusão de outros partidos socialistas de suas instâncias dirigentes.
A oposição das duas correntes socialistas não se funda em mesquinhas rivalidades entre indivíduos, mas é a oposição de dois métodos fundamentalmente diferentes: o método democrático e o método ditatorial. As duas correntes querem a mesma coisa: a emancipação do proletariado e com ele a emancipação da humanidade pela via do socialismo. Mas o caminho escolhido por uns é tido pelos outros como falso e que deve conduzir apenas à ruína.
É impossível considerar com desinteresse um acontecimento tão gigantes como o combate do proletariado na Rússia. Cada um de nós sente-se obrigado a tomar partido, a participar com paixão. E isso é tanto mais importante porquanto os problemas que envolvem hoje nossos camaradas russos poderão, igualmente, tornar-se amanhã, para a Europa