CASE
Nova Schin - Um CervejÃO
a) contexto da marca/ concorrência
Com base em pesquisa, o grupo Schincariol, pode constatar de que a sua marca tinha um reflexo negativo diante do público. Era vista como uma marca frágil e consumida por pessoas de baixa renda. O aumento das vendas só era alcançado com a queda de preço, tornando assim, uma marca popular. A fórmula de redução de preço, que foi sucesso no passado, já não dava resultados. Com isso, a marca em pauta ficou com a imagem de uma cerveja de menor qualidade e com uma alta rejeição de público.
Vendo isto, o grupo Schincariol reinventou sua marca criando a Nova Schin.Tentando reverter esse quadro,em 2003 o grupo Schincariol lança a campanha ‘experimenta , experimenta’.A nova cerveja tem como objetivo acabar com a imagem negativa que estava atrelada à marca e criar uma nova bebida que passe qualidade.
O crescimento de marcas populares faz com que a Nova cerveja tenha uma maior disputa por mercado. Outro fator que prejudicava as vendas era a concorrência com promoções de marcas líderes (Skol, Brahma, Antarctica e Kaiser).
b) objetivo da campanha/ desafio
A campanha da Nova Schin tem como objetivo gerar valor a marca que era vista como frágil, de menor qualidade e com um alto índice de rejeição de público. É necessário reinventar um produto, que tenha uma percepção de qualidade e buscar uma imagem de modernidade e crescimento. Ter ousadia que a campanha seja pertinente e simples.
c) hipótese
De que a propaganda é somente voltada ao público masculino tendo casos de machismo em algumas peças da campanha. Podemos observar a constante utilização do aumentativo ÃO e o pouco aparecimento de mulheres nos comerciais. A fala e a construção das situações têm como protagonista à vida masculina e a mulher é vista como uma pessoa que liga fazendo cobranças. Outro fator é que o slogan ‘ chega de cervejinha.Vá de cerveja’ não obedece a regras do Conar quando diz que não devemos fazer