Modal Infoviario
DIÁRIO DA MANHÃ
AROLDO FERREIRA DOS SANTOS
Estamos todos os dias deparando com as necessidades da dependência virtual, e, para nós gestores logísticos essa nova forma de dependência dar-se o nome de Infovias Eletrônicas, ‘modal virtual’.
Antigamente o fluxo de informações baseava-se em papel, hoje estas informações são gerenciadas eletronicamente pelas ferramentas da TI (Tecnologia da Informação), e, como consequências vem a redução dos custos logísticos, aperfeiçoamento dos serviços e melhoria na oferta de informação ao cliente. Na modernidade capitalista TI é fundamental para entender as complicadas cadeias de suprimento e a multimodalidade. O modal infoviário usa a internet como uma grande via onde se “navega”, transportando informação, utilizando como veiculo as soluções web em TI.
Dentro da literatura do setor de transportes e de logística, temos tradicionalmente cinco modais de transportes, divididos em: modal aquaviário (e suas divisões em marítimo, fluvial e lacustre); modal terrestre; modal ferroviário; modal aéreo; modal dutoviário.
O transporte dutoviário talvez seja o menos conhecido pelas pessoas, porém suas operações se realizam através de dutos (tubulações), transportando cargas fluidas e em alguns momentos cargas sólidas (experiência já realizada através de cápsulas). Um grande exemplo de operações dutoviárias são as movimentações de petróleo e gás da Petrobras.
Por outro lado apesar de não ser reconhecido pelo literatura, o ‘modal virtual’ é um novo meio de transporte de produtos/serviços que vem sendo aplicado de diversas formas e em diferentes níveis de negócios, visando entregar os produtos de forma mais rápida, com menos estoques a um menor custo.
A internet tem desafiado a mentalidade empresarial tradicional, gerando mudanças organizacionais e ampliando as fronteiras geográficas dos negócios (Lumpkin e Dess, 2004). A sua velocidade de expansão é impressionante, tendo atingido 50