5 modais de transporte
OS 5 MODAIS DE TRANSPORTE DE CARGAS E O INFOVIÁRIO
CURITIBA/PR
2013
OS 5 MODAIS DE TRANSPORTE DE CARGAS E O INFOVIÁRIO
Trabalho apresentado à disciplina de Distribuição e Transporte de Cargas do 4º período do curso de Administração de Empresas, das Faculdades Integradas Camões, sobre orientação e supervisão da Professora Silvana.
.
CURITIBA/PR
2013
1. INTRODUÇÃO
O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maioria das empresas e tem papel fundamental na prestação do Serviço ao Cliente. Do ponto de vista de custos o transporte representa, em média, cerca de 60 % das despesas logísticas. Ele pode variar entre 4% e 25% do faturamento bruto, e em muitos casos supera o lucro operacional. Dessa forma, iniciativas como a intermodalidade (integração de vários modais de transporte) e o surgimento de operadores logísticos, ou seja, de prestadores de serviços logísticos integrados, apresentam relevante importância para redução dos custos de transporte, pois geram economia de escala ao compartilhar sua capacidade e seus recursos de movimentação com vários clientes.
2. MODAISI DE TRANSPORTE
Ferroviário
No Brasil, o transporte ferroviário é utilizado principalmente no deslocamento de grandes tonelagens de produtos homogêneos, ao longo de distâncias relativamente longas, no entanto em países como a Europa, por exemplo, a ferrovia cobre um aspecto muito mais amplo de fluxos como exemplos de meios de transporte ferroviário, pode-se citar o transporte com vagões, containers ferroviários e transporte ferroviário de semirreboques rodoviário (piggyback). Existem duas formas de serviço ferroviário, o transportador regular e o privado. Um transportador regular presta serviços para qualquer