Case skyy
Após consolidar-se como um dos principais conglomerados de bebidas finas do mundo, o Gruppo Campari busca maneiras de crescer organicamente nos países onde já possui uma posição de destaque, entre eles, o Brasil. Ao analisar a totalidade do mercado brasileiro de be- bidas, a empresa atentou-se para uma que parecia o ideal, pela sua relação de preço por litro e pela concorrência estabelecida no setor – o segmento de vodkas “standards”. A marca Skyy Vodka foi escolhida para ser a representante do Gruppo Campari nesse mercado. E porque seus valores no mercado externo são compatíveis com o desejo dos consumidores brasileiros. Depois de um processo de nacionalização, a marca desenvolve sua primeira campanha de te- levisão e se apropria de símbolos, como a garrafa azul, o glamour e a sofisticação para tentar ganhar a atenção e a preferência de compra dos consumidores brasileiros.
PALAVRAS-CHAVE
Marketing, campanhas de comunicação, nacionalização de marcas, branding, lançamento de produto, inovação.
APRESENTAÇÃO
Heitor Cavalheiro, country manager da Campari do Brasil, Ricardo Ebel, gerente de Marketing, e Juliana Boteon, gerente de produto da marca, precisam aproveitar o bom momento econô- mico brasileiro e as novas marcas presentes no portfólio do Gruppo Campari para tentarem atingir um audacioso objetivo: alcançar a liderança em bebidas destiladas no Brasil. Uma das grandes armas para chegar a esse objetivo é utilizar as marcas já disponíveis no portfólio glo- bal da empresa para desafiar gigantes do setor, como Diageo e a Pernod Ricard, e entrar num segmento grande, ainda crescente no Brasil e inexplorado pela Campari: as vodkas nacionais.
A DECISÃO DE BUSCAR A LIDERANÇA
O ano de 1995 foi crucial para a diretoria global do Gruppo Campari. Sediada em Milão, na Itália, a centenária marca de bebidas, fundada por um exímio preparador de coquetéis, tinha uma deci- são importante a tomar: