Análise Case: Vodca Skyy
1 – Apresentação da empresa e seu negócio
A SKYY Vodka é uma é uma vodka americana fundada em 1992, por Maurice Kanbar, na cidade de São Francisco. Maurice Kanbar sempre foi uma grande apreciador de vodkas e desenvolveu um processo de filtração e destilação diferenciado com o objetivo de conseguir um produto com o grau máximo de de pureza, atualmente a marca pertence ao Grupo Campari.
O Gruppo Campari foi fundado em 1860, é uma empresa líder na indústria global de bebidas de marca, com um portfólio contando mais de 50 marcas premium e super premium, que se estende por três principais segmentos: bebidas alcoólicas, vinhos e refrigerantes. O Grupo é hoje o sexto maior player mundial na indústria de bebidas premium, e os nossos produtos são comercializados e distribuídos em mais de 190 países em todo o mundo.
Com sede em Sesto San Giovanni, Itália, Campari possui 16 fábricas e quatro vinícolas em todo o mundo e tem a sua própria rede de distribuição em 16 países. O grupo emprega mais de 4.000 pessoas. As ações da empresa-mãe, Davide Campari-Milano SpA (Reuters CPRI.MI - Bloomberg CPR IM), são listadas na Bolsa Italiana desde 2001.
O Grupo Campari adquiriu uma pequena parcela da SKYY Spirits LLC (antigo nome da marca) em 1998, o que abriu as portas para o mercado para a rede de distribuição de vodkas nos EUA. No entanto as grandes aquisições aconteceram a partir de 2001, quando a mesma abriu seu capital na bolsa de valores na bolsa de valores de Milão, utilizando seus novos recursos para expansão e consolidação no mercado de bebidas destiladas. Com o passar do tempo, o grupo adquiriu todo o controla da americana SKYY Spirits preparando a globalização da marca para os demais países onde o grupo possui distribuição.
Em 2002, a SKYY Vodka chegou ao Brasil e rapidamente ganhou um lugar de destaque nas vendas do setor no país, logo depois, começou a ser produzida aqui com a mesma qualidade e pureza dos EUA. Seus principais concorrentes