Case: Restaurante Chines
CASE: Canton Wanton – Rede de restaurante Chinês
O Canton Wanton é uma rede composta de quanto restaurantes de comida chinesa que atua no nicho de refeições rápidas e de baixo custo. A empresa tem mais de 20 anos de mercado. O dono da rede, Sr. Lee, cuida pessoalmente das unidades localizadas no centro da cidade. Bruce, seu filho, gerencia a unidade de Copacabana, a primeira da rede considerada a “menina dos olhos” do Sr. Lee. Há tem um plano de expansão para triplicar o tamanho da rede em 2 anos, mas este plano esbarra na perda de competitividade da empresa, evidenciada pelas queixas de clientes e empregados.
Você, sendo parte do corpo de empregados, foi selecionado para integrar a equipe responsável por criar e implantar um projeto com o objetivo de aumentar a competitividade do estabelecimento. Você deve estruturar o projeto utilizando os processos de Gerenciamento de Recursos Humanos em Projetos. Cada integrante do grupo deve ler as informações gerais do restaurante Canton Wanton, ler o perfil de seu personagem do time de consultoria interna e, como um time, estruturar um plano de gerenciamento de pessoas para reestruturar a operação do restaurante.
O problema
Bruce vem observando que houve uma ligeira queda no movimento do restaurante dos últimos três meses. Ao mesmo tempo, percebeu um sensível aumento no numero de reclamações de seus clientes tradicionais no que diz respeito ao serviço do Canton Wanton Copacabana. Um amigo em particular se queixou por ter de esperar quase meia hora por um frango que, de chinês, tinha só o nome.
O cardápio, a preparação da comida e o serviço desse restaurante de “alta rotatividade” não mudaram muito nos últimos anos. O maitre continua conduzindo os clientes a mesa, aconselhando pratos (traduzindo o cardápio) e cuidando do caixa. Os garçons continuam em um “vai e vem” entre as mesas e cozinha e, finalmente, levando a comida à mesa. Os ajudantes continuam com a tarefa de limpar as