Case- Liderança Departamento “X”
Um Executivo é colocado na chefia de departamento“X”, sabendo que será avaliado positivamente e recompensado, se o departamento alcançar alta produção. Pressiona seus subordinados e a produção sobe muito.
A aferição das variáveis de resultado final indica que ele é um “excelente gerente”.
Após um ano, é promovido a outro departamento maior graças à sua boa reputação e emprega o mesmo método.
Nesse ínterim, as variáveis intervenientes vão se deteriorando no departamento“X” e atitudes hostis vão se formando no pessoal do departamento, as quais, por serem camufladas,não chegam ao conhecimento da direção.
Logo que ele é transferido, você é nomeado para substituí-lo no departamento “X” e, nessa ocasião, os resultados da pressão exagerada começam a evidenciar-se em diminuição de lealdade à organização, falta de motivação, pedidos de demissão dos melhores empregados, atrasos e perda na produção.
Você corre o risco de ser mal avaliado, por causa do comportamento do gerente promovido, e ficar com reputação de “gerente medíocre”, pois, ao assumir, as variáveis de resultado final começam a piorar.
Analise a situação acima e indique:
A) O que aconteceu de fato durante a administração do gerente anterior? Ele foi um bom gerente? Como poderíamos classificar seu estilo de gestão?Esse estilo foi bom? Quais os aspectos positivos e negativos da administração dele? Que fatos e que variáveis deveríamos considerar ao avaliar seu desempenho?
B) O que faria você ao assumir o departamento “X” nessa situação? Que medidas tomaria? Que comunicação faria a quem? Por quê?
,A) O período que vivemos esta nos exigindo que saibamos lidar com as pessoas mais do que nunca em toda a historia da humanidade. Finalmente o homem começa a compreender que a gestão de pessoas e uma arma indispensável no seu trato uma vez que torna mais rápidas e suaves as atividades que executamos diariamente. Por