Teoria Das Organizac O Es Cases 2
Teórica
● Case 01- Sadia & Perdigão
Desde 1939 a Sadia vinha ocupando a liderança entre os frigoríficos no
Brasil, enquanto a perdigão mantinha-se em segundo lugar.
A Perdigão tinha um esquema de sucessão onde a liderança era sempre passada para os filhos, que se contentavam com a posição na qual estavam.
Em 1995 resolveram mudar, pois queriam lutar pelo primeiro lugar contra a
Sadia. Demitiram o CEO (chief executive officer) da época e resolveram contratar um novo. Resolveram que iriam contratar alguém de fora, de outro ramo. Nildemar Secches, que antes pertencia ao ramo automobilístico, foi o contratado. No contrato, ele deveria obedecer a um esquema de metas, as quais deveria bater.
Para o cargo ele deveria ter duas habilidades, de gestão e conhecimento do produto. Então, como primeira estratégia, Nildemar marcou almoços diários com os subordinados, para que neles obtivesse informações sobre o mercado e criasse um ambiente estável entre todos. Ele jogava com bônus e promessas para cativar as pessoas. Nildemar fez algumas perguntas estratégicas para que pudesse aumentar os negócios da perdigão:
Qual a taxa de crescimento anual da atividade de negócios dos frigoríficos no Brasil?
Resp: 6% é a média de todos.
(qualquer aumento deve ser relacionado com a taxa de crescimento populacional. Se a taxa populacional é maior que o aumento, então os negócios não vão bem. Se o aumento é maior que a populacional, significa que os negócios vão bem. Se eles são iguais, quer dizer que não há crescimento)
Naquele momento, a taxa populacional era de 2,7%, o que nos mostra um crescimento positivo.
Em que mercado, segmento de mercado e gênero de produto (nicho) atua a Perdigão?
Resp: Mercado de carnes (bovina, suína e de aves), em frigoríficos, restaurantes e açougues. Segmento de carnes processadas, em frigoríficos e restaurantes. E o gênero do produto é de embutidos e congelados, em frigoríficos.
Qual o posicionamento estratégico da concorrente Sadia?