Casa Grande e Senzala
Faculdade Zumbi dos Palmares
Faculdade de Direito
CASA – GRANDE & SENZALA
Marcos Pereira Lisboa - R.A. 005565
Júlia Luisa dos Santos - R.A. 005615
Gutemberg Silva - R.A. 005534
São Paulo
2012
1º A - DIREITO
CASA – GRANDE & SENZALA
Trabalho apresentado à profa. Dra. Vera Cristina com vistas à aprovação na disciplina Antropologia — 1º. Ano, Noturno, do Curso de Bacharel em Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares, Instituto Afro brasileiro de Ensino Superior.
São Paulo
Outubro de 2012
Casa-Grande & Senzala é um livro escrito pelo autor brasileiro Gilberto Freyre, e publicado em 1 de dezembro de 1933.
Através dele, Freyre destaca a importância da casa grande na formação sociocultural brasileira bem como a da senzala que complementaria a primeira. Alem disso casa grande e senzala dará muita enfase a questão da formação da sociedade brasileira, tendo em vista a miscigenação que ocorreu principalmente entre: Branco, os negros e os indígenas.
Na opinião de Freyre, a própria estrutura arquitetônica da Casa-Grande expressaria o modo de organização social e política que se instaurou no Brasil. Isto posto que tal estrutura seria capaz de incorporar os vários elementos que comporiam a propriedade funciária do Brasil colônia. Do mesmo modo, o patriarca da terra era tido como o dono de tudo que nela se encontrasse como escravos, parentes, filhos, esposa, etc. Este domínio se estabelece de maneira a incorporar tais elementos e não de excluí-los. Tal padrão se expressa na Casa-Grande que é capaz de abrigar desde escravos até os filhos do patriarca e suas respectivas famílias.
Neste livro o autor tenta também desmistificar a noção de determinação racial na formação de um povo no que dá maior importância àqueles culturais e ambientais. Com isso refuta a