Case havaianas
1)Cite como era o mix de marketing antes da mudança das havaianas (antigo chinelo com solado preto).
O surgimento das Havaianas, em 1962, foi fortemente baseado nas tradicionais sandálias japonesas "Zori", feita com tiras em tecido e solado em palha de arroz. Inspirado nisso, o solado de borracha das Havaianas possui uma textura que reproduz grãos de arroz, mas, ainda assim, passados mais de 50 anos, o desenho original permaneceu praticamente inalterado.
Desenvolvidas com foco na simplicidade, os calçados originais eram disponibilizados exclusivamente na cor azul e branca. As sandálias rapidamente popularizaram-se, sobretudo entre os consumidores de baixa renda, sendo que os consumidores típicos das Havaianas pertenciam às classes C e D. Frases como "chinelo de empregada doméstica só pode ser Havaianas" eram comuns na época e apenas justificavam o seu público alvo.
2)Cite como ficou o mix de marketing do produto depois da mudança (nova havaianas).
As sandálias passaram, aproximadamente, 30 anos atendendo ao público de classe média, até que, em 1994 a empresa decidiu investir em um produto com maior valor agregado, as Havaianas Top.
Desde então a empresa passou a investir em estratégias de marketing, assessoria de imprensa, pesquisas de relações públicas e campanhas publicitárias bem humoradas, que na maioria das vezes tinha a participação de celebridades.
A partir dos anos 90 as Havaianas se tornaram um objeto de desejo dos brasileiros e demais públicos. As pessoas passaram a colecionar as sandálias.
3) Que capacidades e processos a empresa teve que desenvolver para mudar?
A empresa precisou desenvolver campanhas de marketing para diferenciar seu produto no mercado e não perder espaço para concorrente que estavam entrando na briga.
A partir do lançamento das novas “Havaianas Top”, a empresa passou a oferecer muita diferenciação nos produtos, com constantes inovações.
Passou a segmentar o mercado oferecendo produtos direcionados a vários públicos alvo.