Case havaianas
Grupo de 5 pessoas – Sorocaba
Tarefa 1: Discutir o estudo de caso no grupo e responder aos questionamentos abaixo.
Questionamentos:
1. Quais são as principais oportunidades no setor que a empresa capitalizou? Que ameaças ela evitou? 2. Quais os pontos fortes e as competências centrais que a empresa tem alavancado para ser bem sucedida? Ela possui pontos fracos? São eles prejudiciais para seu sucesso? Porquê?
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
1. Uma commodity usada pelos mais pobres tornou-se objeto de desejo de todas as classes sociais do mundo inteiro. 2. Programa exemplar de gerenciamento da marca. – Fator determinante.
EXPOSIÇÃO DA IDÉIA DO TEXTO
* 1997 à 2004 – Uma das principais marcas globais do Brasil. * Valorização das ações da São Paulo Alpargatas em 325% na Bolsa de Valores.
O INÍCIO DE TUDO
* O ano = 1994 * Plano agressivo e inteligente no gerenciamento da marca em um momento que a empresa enfrentava uma considerável queda nas suas vendas.
TRÊS ONDAS – PLANO DE ESTRATÉGIA GERENCIAMENTO DA MARCA
1. Redefinição da estratégia = público alvo consumidor classe média. 2. Consolidação do aprendizado com forte investimento no produto e na comunicação – publicidade. 3. Globalização e customização de seus produtos.
* A marca Havaiana tem uma forte identidade com o Brasil = Praias, campos. Os seus modelos coloridos trazem sensação de alegria, bem estar. * Renomados mestres de marketing declaram que de fato é difícil de imitar o produto Havaianas. * Nenhumas das imitações no mercado conseguiram obter qualidade e preço e mais, forte apelo ao item fashion. * A Alpargatas recusou vender grandes volumes para as grandes redes de hipermercados, o seu pensamento = manter a qualidade do produto. * Investiu em uma boa equipe de publicidade buscando um fator determinante na venda de seus produtos = A COMUNICAÇÃO EFICAZ. * Desde 1994 a Alpargatas manteve a