case avon
Prof. Edmundo Valter Teixeira
Nome:___________________________R.A:_____________ Data: / / .
Case - “A mais nova representante da Avon: Barbie!”
1. Foi através da venda direta dos seus produtos que proporcionou à Avon um crescimento com sucesso. Porém, durante as décadas de 1970 e 1980 o ambiente mudou, conduzindo ao insucesso das vendas diretas. Tal fato deve-se à saída de mais mulheres que foram trabalhar para fora e também a que muitas das representantes da marca concluíssem que precisavam de mais do que um emprego que lhes ocupasse parte do seu tempo originando uma subida da taxa de rotatividade anual das forças de vendas o que dificultou a muitos clientes encontrar um revendedor da Avon. Foram estes fatores macroambientais que permitiram moldar as estratégias de marketing da Avon. Os participantes no macroambiente foram os revendedores e os representantes como 1° cliente interno e as donas de casa no macroambiente como as clientes foram o impulso para o desenvolvimento inicial da Avon.
2. A Avon e a Mattel sempre que considerarem entrar em mercados internacionais devem ter em atenção e preocupação a economia do país (poder de aquisição da população); a cultura local; as políticas de cada País para aceitação de novos produtos e os meios de transportes disponíveis (para maior escoamento dos produtos). Devem também mostrar preocupação com a rotatividade dos revendedores, já que é alta e obriga os mesmos a procurar outras atividades que lhes preencha o resto do dia, deste modo não se dedica totalmente à atividade, o que culmina numa falta de compromisso com os reais interesses da empresa.
3. No que diz respeito às estratégias de marketing da marca nos EUA, penso que seria vantajoso uma formação para os revendedores, afim de que, desempenhem de forma melhor e mais eficaz as suas funções e também a melhoria das condições de trabalho (talvez á nível de remunerações, bonificações e incentivos monetários) pretendendo reduzir