OSM, estudo de caso
Outubro/2013
1) Leia o texto e comente, conforme roteiro proposto no seu final
Avon
Por Mariana Melo
A história da Avon não existiria sem a venda direta, assim como a venda direta não existiria sem a Avon. A bem-sucedida experiência da empresa serviu como estímulo para que outras companhias apostassem no modelo, ampliando as oportunidades. Sua trajetória confunde-se com a das conquistas femininas ao longo dos anos. Nos Estados Unidos, elas podiam revender produtos Avon antes mesmo de conquistar o direito ao voto ? adquirido somente em 1920. Hoje, a companhia é sinônimo de produtos de beleza de alta qualidade e preços acessíveis.
O sistema de vendas diretas no qual a empresa está fundamentada começou por vias indiretas, quando o vendedor de livros David H. McConnell, fundador da Avon, começou a oferecer um frasco de perfume como brinde para seus clientes. Ele criou uma fragrância de rosas para presentear com vidrinhos de perfume quem aceitasse ouvir sua apresentação, pois não era bem recebido nas casas, quando vendia porta em porta na cidade de Nova York. Os perfumes faziam mais sucesso que os livros e o visionário McConnell resolveu mudar de ramo em 1886. O negócio começou em um espaço não maior do que uma despensa de cozinha. Ele próprio produzia os perfumes, era o caixa, o correspondente, o despachante e o office boy. Nascia, então, a California Perfume Company, com a coleção de fragrâncias Little Dot.
Com foco voltado para vendas em domicílio, McConnell convidou Florence Albee para ser a primeira revendedora de sua nova empresa. Durante seis meses, Florence foi sua única funcionária e vagava de trem ou a cavalo para vender os produtos. A empresa começou também a mudar o papel das mulheres na sociedade. Vivendo em uma época em que a única ocupação aceitável para uma mulher era a de dona de casa, Ms. Albee apostou no modelo de negócio da venda porta a porta e convidou outras mulheres para montar o primeiro grupo de revendedoras da