CASE DE INFORMAÇÕES AVON
832 palavras
4 páginas
AVONTransformar dados em informação gerencial para suportar o processo de tomada de decisão e alinhá-lo com os objetivos estratégicos da companhia, ganhando competitividade de um modo sustentável. Estes foram os principais objetivos que levaram a Avon Brasil, empresa que possui mais de 1 milhão de revendedoras e fatura cerca de cem mil pedidos por dia, a investir em um projeto de business intelligence (BI) utilizando a plataforma da MicroStrategy. Entre os resultados obtidos com a implementação está a integração das informações provenientes de diversas áreas, análise mais profunda e complexa dos dados, maior agilidade na tomada de decisões, credibilidade e confiabilidade nos relatórios gerados.
Segundo Andréa Pereira, diretora de TI da Avon Brasil, antes do BI o processo de tomada de decisão era baseado em experiências e não em fatos concretos, além disto, não existia um gerenciamento e uma apuração minuciosa das informações, que por serem originadas de diversas fontes muitas vezes eram conflitantes. A proposta do projeto foi desenvolver um Data Warehouse para facilitar a análise dos principais KPIs do negócio, a partir de um ponto de vista macro, chegando a uma perspectiva detalhada. E também identificar oportunidades de negócios, monitorar estratégias e ações e promover mudança de cultura.
“O nosso objetivo era analisar cada vez mais estes dados estratégicos e criar vantagens competitivas. Como resultado podemos citar a criação de relatórios que permitem à área de marketing ter acesso a dados referentes a cada campanha em específico, de acordo inclusive com a segmentação de revendedoras, e ainda, avaliar o comportamento das vendas por região ou por idade do consumidor, permitindo a criação de ações mais efetivas. Foi possível ainda desenvolver um perfil mais analítico do usuário”, enfatiza Andréa.
O projeto de BI na Avon é de alta complexidade, devido ao grande volume de dados envolvido. A companhia realiza cerca de 19 campanhas por ano, sendo uma campanha