casas flutuantes
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
CASAS FLUTUANTES
CURSO: ENGENHARIA CIVIL Anna Karolyna Corrêa, Bárbara Martins, Felipe Steiner, Isadora Emídio, Mário Luiz, Reuter Leão, Thays Thayane, Tomas Niquini.
Professor TIDIR Orientador: Agostinho Gomes da Silva
Professores Co-orientadores: Fabíola Lodi, Ildeu Rolla,Marco Antônio Mayrink, Mariana de Castro
__________________________________________________________________________________________________________
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar como é feito o projeto de casas flutuantes, levando em consideração fatores como, o local de maior incidência, onde é favorável a sua construção, quais as vantagens socioambientais e principalmente, buscar uma forma confortável para a construção dessas casas. Além disso, destacar o desenho técnico envolvido e fazer uma maquete apresentando a construção de uma casa flutuante.
Palavras Chaves: Casa Flutuante, Desenho Técnico, Projeto, Confortável.
1. Introdução
O Brasil é habitado por pessoas de diversas etnias, crenças e costumes. Com isso, a criatividade é desenvolvida de acordo com a necessidade de cada um. Quando se fala em casas flutuantes, logo se pensa nos ribeirinhos do Rio Amazonas, que, por falta de opção, constroem suas casas dentro da água, viabilizando a moradia e o trabalho. A técnica de construir casas flutuantes, porém, não é somente utilizada pela população da Amazônia; existem outros países que também compartilham essa ideia, como Vietnã, Camboja, Miamar, Índia e Bolívia (IRINA, 2011).
A forma como essas casas são construídas pode ser melhorada, por meio de projetos bem arquitetados, visando melhorar a habitação, o conforto e a não poluição dos rios. Os materiais utilizados na sua construção (no caso, a madeira) podem ser sustentáveis, leves, típicos da região e melhor aceitos pela comunidade.
A finalidade do trabalho é expor o projeto como um todo, mostrando a melhor maneira de se