Casamento Grego
Um Casamento ao estilo dos gregos é antes de tudo uma festa inesquecível.
O casamento grego é um evento, quem participa de uma festa de casamento no estilo dos gregos dificilmente a esquece. A recepção de um casamento grego é uma grande festa, onde a diversão e a dança são primordiais.
Algumas tradições são originárias da antiguidade e as restantes são originárias da religião ortodoxa, comum à maioria do povo grego.
Tradições antigas
Tal como em muitas outras culturas, no passado, os casamentos gregos eram uma espécie de acordo entre a família da noiva e a família do noivo.
A família da noiva oferecia o dote, que poderia ser uma parcela de terreno, dinheiro, ou outros bens da família. Na cama de casados dos noivos, era colocado o dinheiro oferecido pelas famílias, e quem visitasse a casa também costumava contribuir com dinheiro para a nova vida dos noivos.
A maioria dos casamentos eram celebrados especialmente em Janeiro, pois seriam mais favoráveis à proteção da mulher, porque este mês era dedicado a celebrar a deusa Hera, mulher de Zeus e defensora das mulheres. O mês de Janeiro era também considerado o mês da fertilidade. Os convites eram entregues em mão juntamente com um doce ou com flores.
Era prática comum a noiva levar grãos de cereais ou certas ervas como um ritual de fertilidade. O bolo de casamento era tipicamente feito com mel, sementes de gergelin e marmelo, simbolizando o bom e o mau que poderia aparecer pela vida fora. Os pais presenciavam a cerimónia de casamento, acompanhando o casal à sua nova casa numa procissão acompanhada por jovens entoando cânticos.
Cerimônia
Na Grécia a maioria da população pratica a religião ortodoxa, onde o casamento representa um Sacramento. A cerimónia é da responsabilidade do padrinho de casamento e do sacerdote.
A cerimónia é iniciada fora da igreja por uma bênção repetida três vezes pelo sacerdote significando a tríade: Pai, Filho e Espírito santo. Depois os noivos