Lista de saneamento
1 - O que se entende por "qualidade da água"?
A qualidade das águas é representada por um conjunto de características, geralmente mensuráveis, de natureza química, física e biológica. Sendo um recurso comum a todos, foi necessário, para a proteção dos corpos d'água, instituir restrições legais de uso. Desse modo, as características físicas e químicas da água devem ser mantidas dentro de certos limites, os quais são representados por padrões, valores orientadores da qualidade de água, dos sedimentos e da biota (Resoluções Conama nº 357/2005, Conama nº 274, Conama nº 344/2004, e Portaria N° 518, do Ministério da Saúde).
2 - O que significa o termo "Standard Methods" em Qualidade da Água?
As coletas de amostras são realizadas de acordo com o Standard Methods e o Guia de Coleta e Preservação de amostras da CETESB (1988). MÉTODOS CONVENCIONAI.
3 - O que são "doenças de veiculação hídrica"?
Doenças de veiculação hídrica são doenças causadas por água sem tratamento que quando ingerida pode ser responsáveis por muitas doenças como: amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide e paratifóide, hepatite infecciosa e cólera.
4 - Quais são os critérios de projeto, construção, conservação e manutenção de sistemas de abastecimento de água com a finalidade de se evitar a contaminação da água?
Para cuidarmos da água, precisamos evitar ou tratar qualquer tipo de contaminação ou poluição, através de:
* Estações de Tratamento de Esgotos (ETS’s): onde o esgoto é coletado e passa por um processo de tratamento a fim de purificá-lo, podendo ser reutilizado ao ser lançado nos rios.
* Fossa séptica: onde não existem redes coletoras de esgotos. São confeccionadas em caixas de concreto ou tijolos, que armazenam o material mais poluente (parte sólida, fezes, etc.) e escoa a parte menos poluente (líquida) para o sumidouro, que é composto por paredes revestidas de tijolos e com uma camada de pedras no fundo, para filtrar a água impura, antes que esta seja