resenha do livro a procura da felicidade
O objetivo deste trabalho é analisar as ações sociais e culturais do filme a procura da felicidade, produzido em 2006 e dirigido por Gabriele Muccino. A análise será feia em torno de três personagens principais: Chris Gardner (Will Smith), Linda (Thandie Newton), Christopher (Jaden Smith).
O filme a espera da felicidade que foi baseado em fatos reais, o autor traz uma grande lição de vida, pois a história contada durante o filme acontece com varias famílias que investem todas suas economias e acabam falidas, mas poucas têm a persistência e perseverança que teve o personagem, que em situação critica não desistiu mesmo diante de uma sociedade que trabalha em um sistema hipócrita, onde todo querem tudo, mas ninguém luta por seus objetivos.
Chris Gardner é um pai de família que passa por sérios problemas financeiros, ele investiu todo seu dinheiro um projeto novo e que prometia ser revolucionário, o de vender aparelhos que substituiriam o raio x em clinicas e hospitais. Mas devido ao auto valor do aparelho Cris não consegue vende-los e suas dividas começa a crescer. Neste momento Chris se depara com uma oportunidade de emprego como corretor na bolsa de valores, onde terá de usar todas suas habilidades como vendedor para concorrer a vaga, e sem remuneração até o fim do estagio onde apenas um ficará no emprego.
Apesar de todas as tentativas de manter sua família unida sua esposa Linda o abandona, e deixa seu filho Christopher de cinco anos aos seus cuidados. Após ser despejado por não pagar o aluguel Chris e seu filho passam a morar em um hotel, o que piora quando ele descobre que suas economias haviam sido recolhidas pela receita federal por não pagar os impostos, sem dinheiro algum os dois passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mas Chris nunca perde as esperanças que dias melhores virão e segue dando seu melhor no estágio de corretor.
No final do filme e após vencer vários