Aviso e Circular
Este blog foi elaborado pelos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia - Campus XIX, para a disciplina Português Instrumental, com intuito de acrescentar e aprimorar o conhecimento em relação ao gênero textual Aviso. Estudantes envolvidos: Bruno Cerqueira, Itana Silva, Joseane Maria e Marcos Vinicios
QUARTA-FEIRA, 10 DE MARÇO DE 2010
Um estudo com base no interacionismo sociodiscursivo
Existem, atualmente, várias correntes de estudos lingüísticos, dentre elas está o sociointeracionismo que evidencia a língua como um instrumento de interação social, percebendo os gêneros de texto como a realização comunicativa dos textos, que são eventos discursivos.
Entende-se por gêneros textuais os textos encontrados na rotina diária que são concretizados cumprindo propósitos de comunicação entre os membros da comunidade discursiva em que ocorrem, e apresentam estruturas e convenções quanto ao seu aspecto formal e informativo. Já os tipos textuais são construções que apresentam determinadas características lingüísticas comuns entre si e podem ser narrativos, descritivos, expositivos, argumentativos e injuntivos. Os gêneros e os tipos complementam-se na produção do texto, pois os gêneros fazem uso dos tipos para a sua composição.
O aviso é um gênero de texto muito utilizado por todas as comunidades discursivas com o propósito de dar uma informação com eficácia, sendo assim deve ter um texto breve e uma linguagem clara. É um tipo de texto expositivo informativo, pois procura comunicar, informar, noticiar, levar o conhecimento de algo a um membro da comunidade discursiva em que ocorre.
Quanto à sua forma estrutural o aviso poderá se apresentar de diversas formas, algumas mais formais que outras, como estão demonstradas a seguir:
Exemplo 01: Aviso modelo do Manual de Redação da Presidência da República.
O aviso encontrado no Manual de Redação da Presidência da República apresenta uma organização mais formal,