REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL SEGUNDO ROBERTO LOBATO CORRÊA
5737 palavras
23 páginas
1REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL SEGUNDO ROBERTO LOBATO CORRÊA
Simone Affonso da Silva
Universidade de São Paulo sas_usp@yahoo.com.br Resumo
A partir de uma revisão bibliográfica da produção acadêmica do geógrafo
Roberto Lobato Corrêa, especialmente dos textos relacionados diretamente à problemática da região e regionalização do Brasil, obteve-se a síntese de uma importante reflexão sobre os “conceitos” de região e organização espacial e a proposta de regionalização do espaço brasileiro dela decorrente, realizada em 1989. Esta difere da Divisão Regional do Brasil oficial tanto pela natureza dos critérios selecionados quanto pelo reagrupamento das unidades federativas
.
Palavras-chave: Região, Organização Espacial, Regionalização do Brasil.
1Introdução
A Teoria da Região e da Regionalização guarda em si não apenas o debate acerca da noção de região e suas problemáticas, ela vai além, promovendo o debate e a reflexão da própria ciência geográfica.
Bezzi (1996), aponta que a importância do tema reside no fato de que, no decorrer da história do pensamento geográfico, a Geografia teve a região como seu objeto de estudo durante muito tempo, e que “falar de região é trazer à tona um dos problemas epistemológicos da nossa ciência” (p.1), visto haver diversas abordagens sobre região tanto do ponto de vista teórico-conceitual quanto metodológico.
Enquanto ciência, a Geografia continuamente passa por processos de renovação de seus paradigmas, teorias, conceitos e categorias. A noção de região não escapa deste processo, causando intensos debates entre os geógrafos e demonstrando a pertinência da discussão, que por sua vez implica num necessário resgate do pensamento geográfico.
Neste contexto, Roberto Lobato Corrêa destaca-se entre os geógrafos contemporâneos pela importância de sua produção acadêmica e por suas reflexões
2
acerca do “conceito” de região e sua proposta de regionalização do Brasil, considerada dentre as mais relevantes.