Psi Organizacional
A categoria que inclui o trabalho informal pode ser caracterizado como um conjunto de atividades que estão fora das regras tradicionais do mercado presentes nas legislações que regulam as atividades econômicas. Os trabalhadores ditos informais não têm direito a férias, a décimo terceiro, a dispensa médica, dentre outros “benefícios”.
O presente trabalho é fruto dos créditos práticos da disciplina de Psicologia Social do Trabalho e das Organizações I onde foi possível investigar um trabalhador informal ( vendedor de créditos de passe -card) em sua rotina na tentativa de identificar acerca das categorias do trabalho bem como os sistemas sociais complexos ali vivenciados, como: a trajetória laboral, a caracterização da atividade que realiza, bem como sua identificação com essa atividade e as vantagens e desvantagens da mesma.
Para a elaboração desta exposição foi utilizado como metodologia além de se fazer um levantamento bibliográfico, foi realizado visita a campo de trabalho do profissional e uma entrevista semi-estruturada com o mesmo.
Através da observação e do discurso do vendedor, pode-se fazer um panorama acerca dessa atividade laboral. Os vendedores de crédito de pass-card se concentram em uma Praça de Fortaleza, que segundo eles este é o único local da cidade onde ocorre essa atividade. Existem cerca de 100 vendedores que se dividem entre os pontos de ônibus . Segundo nosso entrevistado, não há um órgão ou sindicato que gerencie esta atividade, apesar disso é falado sobra a existência de uma relação de coleguismos entre os vendedores, no qual eles mesmos se gerenciam. Existe entre eles um acordo que determina as principais decisões acerca da