Abertura Economica da China
Hua Guofeng era o líder, mas dividia o poder com Deng Xiaoping, e tentou recuperar a economia, mas seu estilo de liderança manteve o pensamento Maoista, onde ele apenas repetia o que já tinha sido feito. Em 1978 Deng assumiu o poder em um congresso do partido.
Deng buscou direcionar o país em busca do desenvolvimento econômico, saindo da luta de classes. A ideia de “As quatro modernizações” surgida em 1963, elaborada por Zhou Enlai, finalmente foi posta em prática, visando melhorar a agricultura, a indústria, a defesa nacional e a ciência e tecnologia. A China reconheceu seu atraso tecnológico, visto o desmantelamento de suas universidades, sua falta de tecnologia de ponta e material científico, buscou o auxílio das Nações Unidas, através de seu programa de desenvolvimento. Muitos chineses foram para o exterior, buscando capacitar-se e poder formar capital intelectual no próprio país, daí a famosa frase de Deng – “Quando nossos milhares de estudantes chineses retornarem do exterior, você verá como a China irá se transformar”. Para financiar estas modernizações, houve a entrada de capital do Banco Mundial e do Banco Asiático de Desenvolvimento.
Este plano tinha o objetivo de transformar a China em um gigante econômico até o começo do século XXI, e para isto foi feita uma abertura gradual de seus mercados, assim trazendo novas ideias de gerenciamento, novas tecnologias,