China: Uma nova potência
China: Uma nova potência
Nome: Caroline Gomes
Turma: 3° Médio/ Dependencia 2° Médio
Porto Alegre, 8 de Outubro de 2007
1. China um país,dois sistemas:
Por volta do século 15, a China era a civilização mais avançada do mundo, conhecendo posteriormente uma estagnação. Após as Guerras do Ópio, desencadeadas pelos ingleses na década de 40 do século 19, o país entrou em guerra civil e desagregação por um século sendo a República proclamada em 1911. Em 1949 os comunistas derrotaram seus adversários, que então se refugiaram em Taiwan, e proclamaram a República Popular da China. Mao Zedong, conhecido como Mao Tse-tung, teria então declarado que "a China está novamente de pé e jamais voltará a se curvar". Foram necessários vinte e cinco anos para consolidar o regime e, em 1971, a China reaproximou-se dos EUA e passou a ocupar o lugar do país no CS da ONU.
Em 1978 Deng Xiaoping, sucessor de Mao, lançou a política de reformas, modernização e abertura, e em 30 de setembro de 1981, o presidente do Conselho Permanente da APN, Ye Jianying,sucessor de Xiaoping, proferiu um discurso, esclarecendo mais detalhadamente a orientação e a política voltada para a resolução da questão de Taiwan. Ele afirmou que depois da reunificação do país, Taiwan poderia gozar do direito de autonomia de alto grau, sendo considerado como uma Região Administrativa Especial.
No ano seguinte, o ex-líder, Deng Xiaoping, indicou que as palavras de Ye Jianying se tratavam do princípio de um país, dois sistemas. Sob a premissa da reunificação, aplica-se socialismo na China continental, enquanto capitalismo em Taiwan.
No dia 12 de outubro de 1992, o presidente chinês, Jiang Zeming, manifestou a disposição de persistir na política de reunificação pacífica e um país, dois sistemas, para promover a reunificação da nação visando recuperar Hong Kong e Taiwan, e a economia socialista de mercado