BANHADO GRANDE
Ecossistema é um: conjunto de seres vivos e do meio ambiente em que eles vivem, e todas as interações desses organismos com o meio e entre si. São exemplos de ecossistema uma floresta, um rio, um lago ou um jardim. A própria camada ao redor da Terra onde vivem todos os organismos vivos, chamada de biosfera, é considerada por alguns cientistas um único e enorme ecossistema.
Os ecossistemas apresentam dois componentes básicos: as comunidades vivas (biótico) e os elementos físicos e químicos do meio (abiótico). A parte biótica é formada por plantas, animais e microorganismos. A porção abiótica é o conjunto de nutrientes, água, ar, gases, energia e substâncias orgânicas e inorgânicas do meio ambiente. Os ecossistemas são subdivididos em pequenas unidades bióticas, conhecidas como comunidades biológicas. São compostas de duas ou mais populações de espécies interdependentes, como, por exemplo, o conjunto da flora e fauna de um lago. As grandes comunidades biológicas do planeta, como a floresta Amazônica e a tundra ártica, são também chamadas de biomas.
Quais Ecossistemas temos no Estado do Rio Grande do Sul?
Banhado é um: filtro natural, criado pela natureza para armazenar as águas das chuvas (ou águas que vêm dos rios) que alimentam as fontes que brotam formando lagoas. O Banhado é um regulador do fluxo das águas das chuvas entre os períodos de estiagem. Ele é apelidado de "caixa-d'água da Natureza".
A sua vegetação é muito variada, com árvores maiores e menores. São muitas as espécies de vegetação que podem ser assim classificadas: palmeiras, taquaras, cipós diversos, espinheiros, caraguatás, capins de diversas espécies e muitas outras. De toda vegetação a principal, é uma espécie de capim, pelo seu modo de ser, é indispensável para a vida de um banhado.
Os banhados são um dos ecossistemas mais frágeis e ao mesmo tempo os mais ricos em vida. São áreas úmidas devido ao encharcamento, que atuam como uma espécie de esponja natural regula o