Casamento Grego
O filme conta a história de amor não muito convencional entre Toula e Ian, ambos vivem em Chicago, ele é de família de origem americana e ela de uma família grega tradicional.
Ela por ser mulher e grega ela tinha que lutar pela independência, o pai dela assim como a maioria da cultura era machista, acreditava que ela tinha que casar com um grego e cuidar da casa como as outras mulheres da família, entretanto mesmo cointra a vontade do pai ela estudou e trabalhava em uma agência de turismo, onde ela conheceu Ian. Ele já possui outra maneira viver, com liberdade de fazer o que quiser.
A família americana aparece mais liberal no filme é vegetariana e não tem o costume de seguir uma religião, tanto que quando Ian quer se tornar o homem perfeito para Toula, ele teve que se batizar na religião da família dela para agradar o patriarca e o restante da família é religiosa. A família dele não teve grandes problemas para aceitar Toula.
A família grega é muito numerosas, com muitos filhos, tios e primos. Eles vivem próximos um dos outros, o que fazem serem muitos íntimos entre si. A família de Ian é pequena, ele e os pais, e não tem muito contato com os outros parentes. Quando o romance entre os dois é descoberto pela família da moça, fica contra já que além dele não ter os mesmo costumes e religião, ele não era grego. Como Ian e Toula queriam ficar juntos, Ian se compromete a fazer o possível para que a família dela o aceite para que ela possa viver feliz.
As grandes dificuldades de adaptação para ele, como já foi citada, foi o fato que ele teve se converter a religião dela, teve que conhecer a toda a família dela que muito diferente da dele, era muito grande e especialmente escandalosa. Ele que não comia carne, teve dificuldade para explicar para a família dela que não passava um dia sem carne. Mas mesmo assim ele consegue se adaptar a família dela, assim o próximo passo foi apresentar seus pais á família.
Os pais deles que são muito mais