Casa PI
Bárbara Neves
Davi Lima
Júnior Pamplona
Junniti Watanabe
Prof. DENILLE BRITO DE LIMA– Orientadora
Bacharelado em Engenharia Elétrica – 6º Semestre
Depto de Engenharia
Resumo
Ao iniciar uma obra é necessário que já se tenha em mente um projeto sustentável e levar em consideração o ciclo de vida da obra, a demolição, sua execução e manutenção. Cuidados como observar o ambiente atentamente e saber utilizar os recursos naturais que ele oferece pode nos dar garantias positivas, como interferir o mínimo possível na natureza, reduzimos o consumo entre outras vantagens.
Palavras-chave: Autossustentável.
Introdução
As vantagens para a construção de um único imóvel sustentável são inúmeras se aproveitadas da maneira correta. Benefícios como a valorização do imóvel, redução de gastos, menos intervenção na natureza.
A cada dia se é mais necessário ter um olhar mais atento ao lugar onde será executado o projeto, clima e região, de modo a implementar os recursos mais adequados para que seja aproveitado ao máximo as vantagens que cada lugar oferece.
Tipos de Energia Sustentável
A energia solar: O sol, é uma das maiores fontes de energia renovável, tanto como fonte de calor, quanto de luz.
Além de abundante e permanente não é prejudicial ao ecossistema, o Sol irradia anualmente o equivalente a 10.000 vezes a energia consumida pela população mundial.
A energia eólica: É a energia que provém do vento. Hoje em dia é comum ver a utilização dessa energia para mover aero geradores (turbinas de grande porte colocadas em lugares específicos de muito vento). Esse movimento, através de um gerador, é capaz de produzir a energia elétrica.
Reaproveitamento:
Aproveitamento de água: A captação da água é feita através da instalação de um conjunto de calhas no telhado, que tem como o objetivo direcionar a água para um tanque onde ela será armazenada.
Junto a esse tanque, que a agua será armazenada, é