Casa Ecologicamente Correta
2.1 História das casas no mundo No mundo as casas eram feitas de taipa de pilão no século XVI, a cultura de cada país influenciou na construção das casas inovando até os dias de hoje.
2.1.1 O ORIENTE E A CHINA
“(…) Já que vos falei dos palácios, vou contar-vos acerca da grande cidade de Cambaluc, onde estão estes palácios, e a razão porque foi feita. (…). Esta cidade é grande, com um perímetro de cerca de vinte e quatro milhas (…) é quadrada (…) toda murada com terra e os seus muros têm uma largura de dez passos e uma altura de vinte, mas não são tão grossos em cima como em baixo porque vão diminuindo à medida que vão subindo, de maneira que em cima têm uma largura de três passos; os muros são todos brancos e ameados” (Polo, 2006, p.85).
As muralhas em taipa das cidades da Mongólia e China fascinaram Marco Polo no século XIII, durante as suas viagens. Ainda hoje os troços em taipa existentes da muralha da China (V-III a.C e XV-XVII d.C), sobretudo no deserto de Gobi e na região das estepes, elevados em sucessivas camadas de terra compactada e folhas de palmeira, assim como as quintas fortificadas de planta ortogonal e circular em Hakka na província de Fujian ainda habitadas e as torres na região de Dunhuang (Correia, 2006, p.14-15) são exemplos vivos de como esta técnica apesar de histórica, desde que conservada, pode ser actual e perfeitamente habitável. A partir do designado período dos Três Reinos (221-581 d.C.), a construção em taipa desenvolveu-se por todo o território chinês, quer em construções monumentais quer em arquitetura vernácula. A China é o país do Oriente onde a arquitetura em taipa conheceu maior diversidade e escala na construção.
Na Índia para além das construções em taipa existentes na província de Goa, decorrentes da influência portuguesa após o século XVI existem ainda diversos mosteiros no Norte cujas paredes foram elevadas nesse sistema construtivo. Próximo dos Himalaias, no Nepal,