Casa ecologicamente correta
Quando se fala em casa ecologicamente correta, não refere-se somente naquilo que será construído na casa afim de gerar uma economia, mas vai desde à disposição da construção. Exemplo disso, é o que chama-se orientação solar da construção, onde o projeto da casa é feito analisando o deslocamento do sol e o melhor aproveitamento desta luz em cada estação do ano, mas isto pode ser bem feito através de um estudo técnico pelo engenheiro ou arquiteto no local escolhido para construir.
Na construção em si, podemos inserir alguns detalhes que trazem na prática, um sensível diferencial na redução do gasto com consumo de energia, se bem explorado.
COBERTURA: O telhado de uma residência pode gerar um conforto térmico de acordo com o material usado, hoje o uso de telha de barro é bem recomendado para este fim, além do que a telha de amianto que também é muito usada é mais quente no verão e mais fria no inverno e ser composta de material poluente, o amianto.
APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA: A água que desce pelo telhado durante a chuva, pode e deve ser aproveitada. É coletada através de calhas no beiral do telhado e recolhida em uma caixa d’água no chão e transferida através de uma bomba para uma outra caixa em elevada onde possibilite o uso através de gravidade, seja para caixa de descarga, lavadora roupas, limpeza e outros que não seja ingestão humana.
LUMINOSIDADE: Quanto mais luminosidade tiver a casa, menos lâmpadas acesas terão (durante o dia), sugerimos uma residência com aberturas maiores, dentro da possibilidade também, um jardim de inverno que pode direcionar melhor a luz externa e trazer outro benefício que é ajuda nos dias quentes para deixar mais agradável. Com isso, menos ar condicionados ligados resulta na economia de energia.
ENERGIA SOLAR: O uso da energia solar para aquecimento da água é uma alternativa que atualmente tem sido bastante usada. É feita através de painéis solares instalados de forma que aproveitam esta energia