Casa Container
Arquitetura e Urbanismo
Atualidades Da Arquitetura
Professora Márcia Hazin
ATUALIDADES
CASA CONTAINER
Equipe: Maria da Hora
Mylene Cysneiros
Tatiana Moura
CASA CONTAINER
CONCEITO
Container é um caixote de aço destinado ao acondicionamento e transporte de cargas em navios, trens, etc.
Como são descartados depois de, no máximo, dez ou quinze anos de uso, alguns arquitetos perceberam esse desperdício e a possibilidade de transformá-los.
Com a sua reutilização na arquitetura comprovada como sendo viável em termos estruturais, permitindo inclusive, empilhamento de peças, e de grande economia com materiais e com a construção, países como Holanda, Inglaterra e Japão incorporaram a idéia e vêm transformando containers não apenas em escritórios, como em lojas, moradias, hotéis, etc.
CASA CONTAINER
CONCEITO
A casa container tem se destacado por se encaixar bem no conceito de sustentabilidade e por seu grande potencial arquitetônico, devido a sua modularidade e resistência ímpar, por permitir uma enorme gama de revestimentos internos e externos, pelo baixo custo com materiais de construção, por permitir uma fundação mais leve e uma obra limpa, com economia de 30% do orçamento se comparado a uma construção convencional. Existem dois modelos de containers usados para construir uma casa. O primeiro é o container marítimo comum, feito de aço corten e muito resiste à corrosão. Porém, é necessário fazer um isolamento térmico e acústico. O segundo é o container reefer, usado para transportar carga congelada, custa o dobro do preço do container marítimo, mas possui isolamento original.
CASA CONTAINER
CONCEITO
As adaptações de um container para a arquitetura incluem o tratamento de isolamento, incorporando as questões térmica e acústica, o corte para portas e janelas para garantir iluminação e ventilação adequada do espaço interior e os revestimentos internos, que incluem o piso e as paredes.
O conforto interno pode ser possível revestindo-se as