Microssonda Eletr Nica
1170 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL CATALÃODEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
AUGUSTO LEMOS COSTA
GABRIEL FREITAS VIEIRA
RODRIGO FERREIRA DA SILVA CARDOSO
TARCILA FLORENÇA CONTAGEM
CIÊNCIAS DOS MATERIAIS
MICROSSONDA ELETRÔNICA
Maio de 2015
Catalão – GO
1. INTRODUÇÃO
Vindo da necessidade da determinação da química de vários compostos, os projetos de microssonda eletrônica nasceram para obtenção de micro-análise e imagens em regiões de dimensões microscópicas, mais especificamente, esses projetos podem incluir a identificação ou fases de minerais ou partículas, geração de informação sobre a composição química, entre outras.
O presente trabalho visa apresentar definições sobre o tema abordado e suas aplicações práticas para um melhor entendimento do assunto. Primeiramente, iremos mostrar conceitos a respeito do tema e, logo após, apontaremos exemplos do uso dessa técnica e as considerações finais. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Como não manipularemos dados ou informações, nossa pesquisa se restringe à pesquisa descritiva.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
A microssonda eletrônica combina as facilidades de um microscópio eletrônico de varredura com as do espectrômetro de fluorescência de raios X.O feixe de elétrons de alta energia, necessário para a produção das imagens eletrônicas, excita os elementos presentes na amostra (sob a forma de uma seção petrográfica polida). As radiações emitidas são analisadas por um espectrômetro, permitindo a definição qualitativa ou quantitativa dos elementos químicos presentes em um microvolume.
A área ''iluminada'' pelo feixe eletrônico é variável, desde algumas dezenas até algumas centenas de micra. Assim, o instrumentro permite uma analise química dos elementos maiores, até de alguns elementos traço, num ponto pequeno da amostra. Dessa maneira é possível estudar a zonação de minerais ou os de exsolução, também estudam- se os produtos de granulação fina,