Trabalho Wundt
1. Vida e Obra
Wilhelm Wundt, nascido em 16 de agosto de 1832, em Neckerau na Alemanha, teve uma infância solitária: seu irmão mais velho estudava em um internato, o único amigo tinha problemas de retardamento mental, era de boa natureza mais não falava. Seu pai era pastor, e Wundt não tinha boas recordações dele; era um homem rígido, e entre as recordações que marcaram a infância, está uma bofetada que levou do pai, na escola, por não prestar atenção ao professor. Por incrível que pareça, seu rendimento escolar foi baixo nos anos iniciais.
Sua diversão era ficar a maior parte do tempo sonhando em um dia se tornar um escritor famoso, em vez de estudar; talvez esses devaneios tivessem origem no fato de que a família Wundt era dotada de forte tradição acadêmica, com ancestrais intelectuais em quase todas as áreas.
Houve um momento na vida escolar e familiar de Wundt no qual a responsabilidade pela sua educação ficou a cargo de um assistente do pai, um jovem vigário por quem o garoto acabou criando uma forte afeição, e com quem passou a conviver até os 13 anos de idade, em uma cidade vizinha.
No Gimnasium foi reprovado e sua relação com os colegas de classe era frustrante, por ser ele muito dominado pelos devaneios, vivendo como que “fora da realidade” – por esse motivo, era também ridicularizado pelos professores. Aos poucos, quem sabe pela influência positiva recebida do seu tutor, aprendeu a controlar a imaginação, tornou-se popular e passou a se esforçar para desenvolver sua capacidade intelectual; se formou aos 19 anos para prosseguir os estudos universitários.
Para ganhar a vida e estudar ciências ao mesmo tempo, Wundt resolveu ser médico e cursou medicina na Universidade de Tübingen e na Universidade de Heidelberg, onde estudou fisiologia, anatomia, física, medicina e química, mas não se identificava com a medicina, o que o levou a optar pela fisiologia.
Depois de um semestre de estudo na Universidade de Berlim, com o grande fisiologista