casa container
1. CAPA:
Parte externa do trabalho usada como identificação do trabalho científico e como proteção física. Deve reproduzir os elementos mais representativos da folha de rosto.
2. FOLHA DE ROSTO:
Contem os elementos necessários para a identificação do trabalho científico: autoria, título, ano da publicação, instituição, etc.
3. SUMÁRIO:
Enumeração das principais divisões do trabalho. Apresentado segundo as normas específicas.
4. INTRODUÇÃO:
Parte inicial do texto onde se expõe e se delimita o assunto/tema de pesquisa como um todo.
Razões que levaram à realização do trabalho, suas limitações. Deve esclarecer se o trabalho se constitui numa confirmação de observações de outros autores ou se contém elementos novos. É a última parte a ser escrita.
5. PROBLEMA:
Deve caracterizar plenamente o problema a resolver. Não existe pesquisa sem um problema a ser solucionado ou amenizado. Apresenta a situação atual do(s) problema(s) observado(s)/detectado(s). Inclui informações sobre a natureza do problema e sua relação com a realidade. É o primeiro tópico que deve ser feito em uma pesquisa.
6. JUSTIFICATIVA:
Define, delimita e demonstra a importância e necessidade da pesquisa proposta. Neste item, será demonstrado como a pesquisa proposta modificará ou possibilitará a compreensão da situação apresentada no problema. A justificativa compreende, ainda, a exposição das alternativas de solução do(s) problema(s) apresentado(s) anteriormente, justificando as razões para a adoção de uma determinada alternativa. É o segundo tópico que deve ser feito em uma pesquisa.
7. OBJETIVOS:
Os objetivos deverão de forma direta e clara explicar o que se pretende alcançar com a pesquisa/estudo.
a) Objetivo Geral: Define a ideia geral que se pretende atingir com o projeto.
b) Objetivos Específicos: Definem as ideias específicas que derivam do objetivo geral, apresentando particulares que deverão ser atingidos para alcançar o objetivo geral.