casas de container
17/09/2013 06:10
Casa por R$ 80 mil, entregue em 45 dias, usa estrutura de container
Ângela Kempfer
ImprimirImprimir
Um dos projetos que utiliza container pelo mundo. O teto original, ganhou iluminação moderna.
Um dos projetos que utiliza container pelo mundo. O teto original, ganhou iluminação moderna.
É preciso largar mão das convenções e ter coragem para novas experiências. A contrapartida é um imóvel com tratamento térmico e acústico, ecologicamente correto, barato e de execução em tempo recorde. Em Bonito, casas começam a ser feitas com container. O sistema veio mostrar a Mato Grosso do Sul uma tendência mundial de sustentabilidade e o melhor, sem abrir mão da beleza.
Veja Mais
› Pé direito alto e tratamento de água dão luz, leveza e sustentabilidade
› Luan Santana contrata arquiteto daqui para reforma especial em mansão
Há dois anos, o arquiteto Celso Costa Filho estuda o assunto e agora começa as primeiras obras, já com 4 projetos contratados.
As estruturas, antes usadas para transporte de cargas, quando transformadas em residências podem ser unidas lado a lado e assim surgem espaços para diferentes tamanhos de família. Empilhadas, viram um prédio de até 5 andares.
Lá dentro, a decoração vai dividir em cômodos o grande loft, se essa for a vontade do cliente. “Usamos os próprios móveis para separar os ambientes, madeira ou gesso acartonado. O banheiro, por exemplo, é feito de marcenaria”, explica o arquiteto.
Por fora, é possível revestir a fachada com madeira de demolição, por exemplo, ou abrir grandes janelas de vidro e espaço para portas.
Mas Celso gosta mesmo é da estética do container. “Passamos um produto para tirar qualquer sujeira, encardido e tudo fica bem limpo. Acho bonito assim”, comenta. Nem a pintura é refeita quando o desejo é preservar ao máximo o conceito de sustentabilidade.
Mansão feita no mesmo sistema, um dos exemplos exibidos por quem defende esse tipo de projeto.
"Mansão" feita no mesmo