Casa de Container
Introdução
A sustentabilidade é um conceito moderno, discutido e muito estudado no mundo atual. A escassez de recursos naturais e o reaproveitamento de materiais descartáveis propõem novos conceitos no emprego dos materiais na construção civil, visando o menor custo, menor desperdício, melhor aproveitamento e redução do consumo de água e energia.
A engenharia Civil dentro das suas atribuições pode aplicar em seus projetos qualquer tipo de estrutura, de pequenas casas populares até a construção de grandes prédios, fábricas ou hospitais. Nossa proposta está relacionada á utilização de containers na fabricação de casas habitacionais, uma vez que, o setor de transportes marítimos necessita renovar em tempo determinado os containers. Após ser descartado este serão reaproveitado na construção de casas, escritórios e outros fins.
.
- Justificativa
Redução de custo, disponibilidade do material no mercado, menor dispêndio de energia na produção, construção e alteração na execução do projeto. Redução do material desprezado no meio ambiente e conservação do produto final.
- Contextualização
Existem poucas experiências do uso de containers na construção de moradias no Brasil, comparado com outros países, como o Japão, Holanda e Inglaterra. Os mais importantes projetos surgiram a partir de conceitos apresentados em eventos de engenharia, arquitetura e decoração.
Segundo Metha (1999), o setor da construção civil é responsável por grande parte do consumo global de recursos naturais. E se o consumo continuar a crescer de forma insustentável, pode-se prever que daqui a alguns anos acontecerá um colapso ambiental.
Neste artigo é apresentada uma nova opção de moradia, que pode contribuir como solução para habitação de interesse sócio econômico.
- Objetivos
Reduzir o impacto do descarto desordenado do container e apresentar uma alternativa para os problemas de habitação no país.
A utilização de containeres descartados e