Cartéis na economia brasileira
Módulo: 2 Atividade: Individual
Título: Cartéis na economia brasileira
Aluno: Giovana Garcia
Disciplina: Introdução a Economia Turma: POS ADM 20
Introdução
O Cartel é quando empresas elaboram juntas uma espécie de acordo para combinar os preços com o intuito de diminuir a concorrência e ter melhor resultado financeiro.
Os cartéis são proibidos leis por trazerem enorme prejuízo para a economia brasileira bem como para os consumidores, uma vez que os privam de adquirir o produto ou serviço com melhores preços de mercado.
Esta modalidade é frequente em mercados que não possuem muita concorrência pois fica mais fácil de ser monopolizado.
Se comprovada a infração a empresa poderá ser penalizada e obrigada a pagar multas que variam de 1 a 30% de seu faturamento.
Setores com maior incidência de cartéis
Na maioria dos casos as infrações são por parte dos postos de combustível que tentam uniformizar o preço do combustível.
Tal fato deve-se por conta do produto ser similar e apresentar pequenas variações de um posto para outro pois já possuem sua composição pré-determinada pelo próprio governo. Outro ponto é que não é possível utilizar produtos substitutos tornando o mesmo ainda mais indispensável para o consumo.
Outro setor que vem desenvolvendo a prática de cartéis é o da logística que como consequência disso acabam elevando os preços e prejudicando nas operações.
Consequências dos cartéis para a economia brasileira
A prática de cartéis é ruim para a sociedade, pois além de privar os consumidores de adquirir produtos com preços variados e ainda prejudica a economia pela inexistência de concorrência.
No Brasil os custos com transporte de carga são uns dos mais altos do mundo uma vez que os modais já não possuem estrutura para uma boa distribuição dos bens de consumo, desta forma com a prática de cartéis as operações são ainda mais prejudicadas elevando o custo final e encarecendo o valor final dos