criatividade
"As pessoas se tolhem com medo do bloqueio emocional, medo de se expor e de ser ridicularizada", diz Solange mata machado, coordenadora do curso de pós-mBa de inovação da hSm educação, de São Paulo. a questão, para qualquer profissional, é como cultivar uma competência tão importante sem se deixar abater pela mesmice corporativa.
Para ser criativo, é necessário permitir que a mente navegue livremente, sem receio de que isso possa contrariar aquele conhecimento formal que temos e de parecermos errados. "Muitas vezes a mente concebe coisas estranhas, esquisitas", diz Sérgio Navega, diretor da Intelliwise Research, empresa paulista de pesquisa teórica de inteligência artificial. "Entretanto, fomos treinados a executar apenas aquilo que é formal, rigoroso, sólido." Executivos têm muito medo de ser incompreendidos e de errar.
Isso tem a ver com a baixa tolerância que as empresas têm ao fracasso. Durante os processos de trabalho, é importante prestar atenção nas frases que matam a criatividade.
Mente aberta
O carioca Marcus Vinicius Faustini, de 40 anos, é produtor cultural, cineasta e escritor. Em seu trabalho, parte importante é ter a mente aberta a novas ideias. Dessa maneira, consegue manter a criatividade em alta. "Acredito que tudo vem de fora para dentro", diz. "Por isso, para pensar de forma inovadora, precisamos nos expor ao desconhecido." Outra recomendação de marcus é perder o medo de experimentar e de errar.